Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Não Me Perturbe! A Anatel divulgou site para bloquear ligações indesejadas de Telemarketing.

A partir de hoje, 16/07/2019, quem não quiser receber ligações de operadoras de telefonia, poderá se cadastrar para não ser mais incomodado.

Publicado por Sávio Silva
há 5 anos

Muitas pessoas se incomodam com as ligações de telemarketing e de operadoras de telefonia para oferecer planos e outros serviços. As vezes mesmo que você bloqueie o número no seu aparelho, as ligações continuam por outros números.

Outras pessoas preferem adicionar o número aos contatos e salvar como "não atender", por exemplo, para identificar quando o número indesejado está ligando. As vezes, mesmo que peça pra cancelar, apagar o número, cadastro e etc., as ligações continuam.

Quem quiser se livrar dessas ligações com ofertas de produtos e serviços, vai poder pedir o bloqueio dessas chamadas, pra isso, vai ser preciso fazer um cadastro e escolher de qual empresas de telecomunicações você não quer mais receber ligações.

Ao todo são 8 empresas, que segundo a ANATEL, são responsáveis por 1/3 de todas as reclamações de consumidores que recebem chamadas indesejadas.

Para fazer o cadastro, o consumidor terá de informar nome completo, CPF e e-mail no site https://www.naomeperturbe.com.br/ e também o número de telefone que não deseja mais receber ligações. Depois é só escolher se quer o bloqueio de uma ou mais empresas.

Depois do cadastro, as empresas tem um prazo de 30 dias para cessarem as ligações para aquele número. A empresa que descumprir a vontade do consumidor pode sofrer multa de até R$ 50 milhões.

O grande problema no Brasil, é que não temos uma legislação que efetivamente proíba essa prática. O que a ANATEL esta tentando fazer, é criar medidas pra tentar diminuir esse desconforto ao consumidor, mas sem prejuízo de que outras medidas possam ser adotadas.

  • Publicações5
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações713
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-me-perturbe-a-anatel-divulgou-site-para-bloquear-ligacoes-indesejadas-de-telemarketing/732579347

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-98.2019.8.13.0363 MG

Ritielly Ruana Pires, Advogado
Modeloshá 4 anos

Recurso Especial - Benefício da Justiça Gratuita.

Lei do "Não Perturbe" já está valendo

Petição Inicial - TJRJ - Ação Réplica a Contestação - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Claro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)